A Ortodontia é necessária para prevenção e tratamento de problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão (encaixe dos dentes). Além de proporcionar estética, a ortodontia também oferece melhoras na mastigação, respiração e fala.
Atualmente os tratamentos ortodônticos podem ser iniciados precocemente nas crianças, de modo a resolver problemas dentários de forma simples e evitando complexas mais complexas na vida adulta. Isto pode ser feito através do uso dos aparelhos removíveis, para auxiliar no crescimento e desenvolvimento ósseo. Não há idade limite para uso do aparelho ortodôntico, desde que haja boa saúde bucal e cuidado com o tratamento. Muitos adultos usam o tratamento ortodôntico prévio a uma reabilitação oral maior, como correção infantil dentária e ajuste da oclusão (mordida) prévios a colocação de implantes, por exemplo.
Os aparelhos ortodônticos fixos hoje podem ser metálicos tradicionais, autoligados, estéticos ou podem ser usados apenas os alinhadores invisíveis. A indicação clínica de cada tipo de aparelho é realizada por meio de um exame clínico e de imagem.
Cada problema de crescimento ou posicionamento dentário irá necessitar de um planejamento específico, portanto na ortodontia o planejamento é essencial para uma boa condução e conclusão do caso com os melhores resultados possíveis.